HISTÓRIA DA ÁFRICA E AS RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL
Após refletir sobre as origens históricas do nome África a interação do africano com o seu continente, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) A palavra África se origina de um dialeto persa, significando “homens de pele escura”. Acredita-se que o termo se tornou conhecido quando o rei Ciro, expandindo seu império, ocupou todo o norte do continente africano.
( ) Acredita-se que a palavra África tenha se originado do radical Afrig (do grego apriké – isento de frio), supondo-se que os romanos tenham denominado assim algum povo berbere que viveu no norte do continente.
( ) Porque o solo africano era pródigo em todas as regiões, os primeiros agricultores do continente obtiveram colheitas sempre abundantes, não havendo na África uma só região desertificada., ou inculta.
( ) A hostilidade do meio ambiente impôs ao africano desafios árduos de sobrevivência. Desertificação de algumas áreas; enchentes de outras tantas; matas cerradas e animais agressivos constrangiam muitos grupos a uma atividade nômade (uma constante busca por terras mais férteis e regiões mais inóspitas). O cultivo de plantas e a metalurgia eram um trunfo nessa constante batalha.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; F; V.
V; V; V; V.
V; F; V; F.
F; V; F; V.
V; V; F; F.
Considerando a ação expansionista europeia e a colonização de territórios africanos, marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas seguintes:
( ) A progressiva inserção da costa ocidental da África na esfera de influência europeia liga-se, portanto, ao desenvolvimento das práticas mercantilistas que orientavam o comércio das nações europeias pela busca de mercados fornecedores, matérias-primas e metais preciosos.
( ) Inicialmente, os portugueses foram atraídos para a África Negra por causa do ouro, que obtinham no norte da África pelas mãos de mercadores árabes que o adquiriam por meio das rotas comerciais que vinham da África Negra e atravessam o deserto do Saara.
( ) O intuito das navegações à África Subsaariana era “driblar” os comerciantes árabes e obter o ouro diretamente com os povos da África, estabelecendo assim uma nova rota de comércio para o ouro africano
( ) Entre o Alto Senegal e o Alto Níger, numa região de planaltos bem irrigada pelos afluentes do Senegal, os portugueses constituíram rapidamente sua única colônia, pouco lucrativa, que não conseguia assegurar a dominação daquela porção do vale do Níger (sul de Bamako).
Agora assinale a alternativa contendo a sequência correta:
V F V F
F F F F
V F F V
V V V F
F F V F
Considerando a escravidão na África pré-colonial, assinale as proposições corretas.
I. A escravidão na África pré-colonial não era somente o destino dos prisioneiros de guerra, mas também de endividados, criminosos e outros.
II. Os cativos eram integrados ao grupo senhorial, em condição subordinada e em nenhuma hipótese passavam à condição de livres, permanecendo cativos todos os seus descendentes.
III. Devido a características peculiares, os estudiosos definem a escravidão da África pré-colonial como “doméstica”, “de linhagem”, ou “de parentesco”.
IV. Adquirir cativos era uma forma de ampliar a mão de obra familiar e, ao cabo de uma ou de algumas gerações, passavam à condição de livres.
Agora assinale a alternativa com a sequência correta:
III e IV
II, III e IV
I, II e III
II e III
I, III e IV
Leia com atenção o texto seguinte:
Não nos engajamos nesta guerra com o objetivo de lucro ou de expansão, mas tão somente levados pelo sentimento de honra e para cumprir nosso dever como defensores dos direitos. Entretanto, desejo ser claro: o que temos, nós o conservamos. Não me tornei Primeiro Ministro de Sua Majestade a fim de proceder à liquidação do império britânico. (CHURCHILL apud LINHARES, Maria Yeda. A luta contra a metrópole (Ásia e África: 1945-1975).São Paulo: Brasiliense, 1983.).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. a descolonização é um processo característico do contexto pós-Segunda Guerra Mundial e só pode ser entendido no contexto que se abre a partir da segunda metade do século XX.
PORQUE
II. foi a partir desse momento que surgiram as condições necessárias e os atores políticos que tornaram possível a independência dos países africanos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Um dos reinos que mais se destacaram na África Ocidental foi a sociedade de Benin. Entre as características desse povo podemos citar:
I – Na pequena aldeia de Nol, no planalto central, encontramos soberbas cabeças de terracota datadas de 500 a. C. e restos de trabalho de ferro. Esse conhecimento da metalurgia continuou a melhorar para levar à fabricação de máscaras de bronze ou latão, verdadeiras obras de arte.
II – A atividade comercial tinha pouca importância nesta sociedade que se isolou completamente e preferiu manter uma estrutura econômica que se opunha ao intercâmbio e permuta.
III – Com mais de 130 habitantes por quilômetro quadrado, o sul da Nigéria era uma das regiões mais populosas da África. A cultura organizada do inhame por 6.500 anos parece ter favorecido essa alta densidade populacional.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
Em Tombuctu existiram quase duzentas escolas que ensinavam as leis do Corão, mas essas eram memorizadas, prevalecendo o princípio da oralidade. Sobre a oralidade, analise as afirmativas abaixo:
I - Até os dias atuais, a maior parte das sociedades africanas subsaarianas dá grande importância à oralidade, ao conhecimento transmitido de geração a geração.
II - Nas sociedades de tradição oral, a palavra tem um valor sagrado, sua origem é divina. A relação entre o homem e a palavra é mais intensa.
III - Os griots ou animadores públicos são vanguardistas e apesar de contarem histórias das gerações anteriores, introduzem novidades vinculadas à imprensa escrita.
Sobre as afirmativas elencadas é possível dizer que estão corretas as assertivas contidas em:
I e II apenas
II apenas
III apenas
I apenas
I e III apenas
A África possui uma história rica, que merece toda nossa atenção. Afinal, é o berço do homem. Analise as afirmativas abaixo sobre a África.
I - Foi nessa região que o Australopithecus africanus evoluiu até a forma Homo sapiens sapiens que deu origem ao homem moderno, que passou do nomadismo à Revolução Agrícola, tornando-se sedentário. Daí ocupou o globo terrestre.
II - Estudar História da África é considerar as imagens de senso comum, pelo fato que ele representa o que de mais correto existe sobre esse continente.
III - Os estudos de História da África tomaram vulto após o processo de descolonização, nos anos 1960. Até então muitos consideravam a África uma manifestação estática de povos atrasados e sem história.
IV- Os estudos apontam que a maioria dos africanos ancestrais do povo brasileiro provém da África Ocidental e Centro-Ocidental (PRIORE; VENÂNCIO, 2004). Essa área compreende um território que vai desde o Senegal até Angola.
Pode-se afirmar que estão corretas as assertivas contidas em:
II apenas
I, III e IV apenas
I apenas
III e IV apenas
I e II apenas
A hegemonia do Reino do Mali se estendia por toda a África Ocidental . Analise as afirmativas sobre esse reino:
I - Do ponto de vista militar, controlava um poderoso exército composto por arqueiros, lanceiros e cavaleiros.
II - O antigo Mali foi criado por diversos povos aparentados que viviam na região situada entre o rio Senegal e o rio Níger.
III - Além do povo mandinga, outros povos integravam o Mali, tais como: os soninkés, fulas, dogons, sossos e bozos.
Estão corretas as assertivas contidas em:
I, II e III
II e III apenas
II apenas
I e II apenas
I apenas
A partir de 1880, o continente africano passou a ser alvo de uma nova ofensiva colonialista. A atitude das lideranças africanas em fase do expansionismo europeu não foi uniforme, nem seguiu os mesmos rumos.
I) O reino Bamum (atual República dos Camarões) procurou resistir militarmente as invasões europeias.
II) O reino da Etiópia resistiu com todas suas forças e por longo período as diversas ofensivas colonialistas dos europeus.
III) Em todo esse processo, há que se notar que a religião em nenhum momento foi utilizada como instrumento político.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I apenas
II e III apenas
I e II apenas
II apenas
III apenas
A grandeza egípcia se traduz não só por suas pirâmides e obeliscos. Aponte a alternativa que demonstra outras riquezas de diferente caráter e vinculadas a esse povo.
Astronomia, dentística, culinária, medicina
Astronomia, tarologia, endoscopia, matemática, medicina
Astronomia, física quântica, conjuntura econômica, gastronomia.
Conhecimentos médicos, astronômicos, matemáticos, e o balde de shaduf que ajudava na irrigação.
Conhecimentos astronômicos, fenomenologia, suinocultura, matemática
V; V; F; V.
V; V; V; V.
V; F; V; F.
F; V; F; V.
V; V; F; F.
Considerando a ação expansionista europeia e a colonização de territórios africanos, marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas seguintes:
( ) A progressiva inserção da costa ocidental da África na esfera de influência europeia liga-se, portanto, ao desenvolvimento das práticas mercantilistas que orientavam o comércio das nações europeias pela busca de mercados fornecedores, matérias-primas e metais preciosos.
( ) Inicialmente, os portugueses foram atraídos para a África Negra por causa do ouro, que obtinham no norte da África pelas mãos de mercadores árabes que o adquiriam por meio das rotas comerciais que vinham da África Negra e atravessam o deserto do Saara.
( ) O intuito das navegações à África Subsaariana era “driblar” os comerciantes árabes e obter o ouro diretamente com os povos da África, estabelecendo assim uma nova rota de comércio para o ouro africano
( ) Entre o Alto Senegal e o Alto Níger, numa região de planaltos bem irrigada pelos afluentes do Senegal, os portugueses constituíram rapidamente sua única colônia, pouco lucrativa, que não conseguia assegurar a dominação daquela porção do vale do Níger (sul de Bamako).
Agora assinale a alternativa contendo a sequência correta:
V F V F
F F F F
V F F V
V V V F
F F V F
Considerando a escravidão na África pré-colonial, assinale as proposições corretas.
I. A escravidão na África pré-colonial não era somente o destino dos prisioneiros de guerra, mas também de endividados, criminosos e outros.
II. Os cativos eram integrados ao grupo senhorial, em condição subordinada e em nenhuma hipótese passavam à condição de livres, permanecendo cativos todos os seus descendentes.
III. Devido a características peculiares, os estudiosos definem a escravidão da África pré-colonial como “doméstica”, “de linhagem”, ou “de parentesco”.
IV. Adquirir cativos era uma forma de ampliar a mão de obra familiar e, ao cabo de uma ou de algumas gerações, passavam à condição de livres.
Agora assinale a alternativa com a sequência correta:
III e IV
II, III e IV
I, II e III
II e III
I, III e IV
Leia com atenção o texto seguinte:
Não nos engajamos nesta guerra com o objetivo de lucro ou de expansão, mas tão somente levados pelo sentimento de honra e para cumprir nosso dever como defensores dos direitos. Entretanto, desejo ser claro: o que temos, nós o conservamos. Não me tornei Primeiro Ministro de Sua Majestade a fim de proceder à liquidação do império britânico. (CHURCHILL apud LINHARES, Maria Yeda. A luta contra a metrópole (Ásia e África: 1945-1975).São Paulo: Brasiliense, 1983.).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. a descolonização é um processo característico do contexto pós-Segunda Guerra Mundial e só pode ser entendido no contexto que se abre a partir da segunda metade do século XX.
PORQUE
II. foi a partir desse momento que surgiram as condições necessárias e os atores políticos que tornaram possível a independência dos países africanos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Um dos reinos que mais se destacaram na África Ocidental foi a sociedade de Benin. Entre as características desse povo podemos citar:
I – Na pequena aldeia de Nol, no planalto central, encontramos soberbas cabeças de terracota datadas de 500 a. C. e restos de trabalho de ferro. Esse conhecimento da metalurgia continuou a melhorar para levar à fabricação de máscaras de bronze ou latão, verdadeiras obras de arte.
II – A atividade comercial tinha pouca importância nesta sociedade que se isolou completamente e preferiu manter uma estrutura econômica que se opunha ao intercâmbio e permuta.
III – Com mais de 130 habitantes por quilômetro quadrado, o sul da Nigéria era uma das regiões mais populosas da África. A cultura organizada do inhame por 6.500 anos parece ter favorecido essa alta densidade populacional.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
Em Tombuctu existiram quase duzentas escolas que ensinavam as leis do Corão, mas essas eram memorizadas, prevalecendo o princípio da oralidade. Sobre a oralidade, analise as afirmativas abaixo:
I - Até os dias atuais, a maior parte das sociedades africanas subsaarianas dá grande importância à oralidade, ao conhecimento transmitido de geração a geração.
II - Nas sociedades de tradição oral, a palavra tem um valor sagrado, sua origem é divina. A relação entre o homem e a palavra é mais intensa.
III - Os griots ou animadores públicos são vanguardistas e apesar de contarem histórias das gerações anteriores, introduzem novidades vinculadas à imprensa escrita.
Sobre as afirmativas elencadas é possível dizer que estão corretas as assertivas contidas em:
I e II apenas
II apenas
III apenas
I apenas
I e III apenas
A África possui uma história rica, que merece toda nossa atenção. Afinal, é o berço do homem. Analise as afirmativas abaixo sobre a África.
I - Foi nessa região que o Australopithecus africanus evoluiu até a forma Homo sapiens sapiens que deu origem ao homem moderno, que passou do nomadismo à Revolução Agrícola, tornando-se sedentário. Daí ocupou o globo terrestre.
II - Estudar História da África é considerar as imagens de senso comum, pelo fato que ele representa o que de mais correto existe sobre esse continente.
III - Os estudos de História da África tomaram vulto após o processo de descolonização, nos anos 1960. Até então muitos consideravam a África uma manifestação estática de povos atrasados e sem história.
IV- Os estudos apontam que a maioria dos africanos ancestrais do povo brasileiro provém da África Ocidental e Centro-Ocidental (PRIORE; VENÂNCIO, 2004). Essa área compreende um território que vai desde o Senegal até Angola.
Pode-se afirmar que estão corretas as assertivas contidas em:
II apenas
I, III e IV apenas
I apenas
III e IV apenas
I e II apenas
A hegemonia do Reino do Mali se estendia por toda a África Ocidental . Analise as afirmativas sobre esse reino:
I - Do ponto de vista militar, controlava um poderoso exército composto por arqueiros, lanceiros e cavaleiros.
II - O antigo Mali foi criado por diversos povos aparentados que viviam na região situada entre o rio Senegal e o rio Níger.
III - Além do povo mandinga, outros povos integravam o Mali, tais como: os soninkés, fulas, dogons, sossos e bozos.
Estão corretas as assertivas contidas em:
I, II e III
II e III apenas
II apenas
I e II apenas
I apenas
A partir de 1880, o continente africano passou a ser alvo de uma nova ofensiva colonialista. A atitude das lideranças africanas em fase do expansionismo europeu não foi uniforme, nem seguiu os mesmos rumos.
I) O reino Bamum (atual República dos Camarões) procurou resistir militarmente as invasões europeias.
II) O reino da Etiópia resistiu com todas suas forças e por longo período as diversas ofensivas colonialistas dos europeus.
III) Em todo esse processo, há que se notar que a religião em nenhum momento foi utilizada como instrumento político.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I apenas
II e III apenas
I e II apenas
II apenas
III apenas
A grandeza egípcia se traduz não só por suas pirâmides e obeliscos. Aponte a alternativa que demonstra outras riquezas de diferente caráter e vinculadas a esse povo.
Astronomia, dentística, culinária, medicina
Astronomia, tarologia, endoscopia, matemática, medicina
Astronomia, física quântica, conjuntura econômica, gastronomia.
Conhecimentos médicos, astronômicos, matemáticos, e o balde de shaduf que ajudava na irrigação.
Conhecimentos astronômicos, fenomenologia, suinocultura, matemática
V F V F
F F F F
V F F V
V V V F
F F V F
Considerando a escravidão na África pré-colonial, assinale as proposições corretas.
I. A escravidão na África pré-colonial não era somente o destino dos prisioneiros de guerra, mas também de endividados, criminosos e outros.
II. Os cativos eram integrados ao grupo senhorial, em condição subordinada e em nenhuma hipótese passavam à condição de livres, permanecendo cativos todos os seus descendentes.
III. Devido a características peculiares, os estudiosos definem a escravidão da África pré-colonial como “doméstica”, “de linhagem”, ou “de parentesco”.
IV. Adquirir cativos era uma forma de ampliar a mão de obra familiar e, ao cabo de uma ou de algumas gerações, passavam à condição de livres.
Agora assinale a alternativa com a sequência correta:
III e IV
II, III e IV
I, II e III
II e III
I, III e IV
Leia com atenção o texto seguinte:
Não nos engajamos nesta guerra com o objetivo de lucro ou de expansão, mas tão somente levados pelo sentimento de honra e para cumprir nosso dever como defensores dos direitos. Entretanto, desejo ser claro: o que temos, nós o conservamos. Não me tornei Primeiro Ministro de Sua Majestade a fim de proceder à liquidação do império britânico. (CHURCHILL apud LINHARES, Maria Yeda. A luta contra a metrópole (Ásia e África: 1945-1975).São Paulo: Brasiliense, 1983.).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. a descolonização é um processo característico do contexto pós-Segunda Guerra Mundial e só pode ser entendido no contexto que se abre a partir da segunda metade do século XX.
PORQUE
II. foi a partir desse momento que surgiram as condições necessárias e os atores políticos que tornaram possível a independência dos países africanos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Um dos reinos que mais se destacaram na África Ocidental foi a sociedade de Benin. Entre as características desse povo podemos citar:
I – Na pequena aldeia de Nol, no planalto central, encontramos soberbas cabeças de terracota datadas de 500 a. C. e restos de trabalho de ferro. Esse conhecimento da metalurgia continuou a melhorar para levar à fabricação de máscaras de bronze ou latão, verdadeiras obras de arte.
II – A atividade comercial tinha pouca importância nesta sociedade que se isolou completamente e preferiu manter uma estrutura econômica que se opunha ao intercâmbio e permuta.
III – Com mais de 130 habitantes por quilômetro quadrado, o sul da Nigéria era uma das regiões mais populosas da África. A cultura organizada do inhame por 6.500 anos parece ter favorecido essa alta densidade populacional.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
Em Tombuctu existiram quase duzentas escolas que ensinavam as leis do Corão, mas essas eram memorizadas, prevalecendo o princípio da oralidade. Sobre a oralidade, analise as afirmativas abaixo:
I - Até os dias atuais, a maior parte das sociedades africanas subsaarianas dá grande importância à oralidade, ao conhecimento transmitido de geração a geração.
II - Nas sociedades de tradição oral, a palavra tem um valor sagrado, sua origem é divina. A relação entre o homem e a palavra é mais intensa.
III - Os griots ou animadores públicos são vanguardistas e apesar de contarem histórias das gerações anteriores, introduzem novidades vinculadas à imprensa escrita.
Sobre as afirmativas elencadas é possível dizer que estão corretas as assertivas contidas em:
I e II apenas
II apenas
III apenas
I apenas
I e III apenas
A África possui uma história rica, que merece toda nossa atenção. Afinal, é o berço do homem. Analise as afirmativas abaixo sobre a África.
I - Foi nessa região que o Australopithecus africanus evoluiu até a forma Homo sapiens sapiens que deu origem ao homem moderno, que passou do nomadismo à Revolução Agrícola, tornando-se sedentário. Daí ocupou o globo terrestre.
II - Estudar História da África é considerar as imagens de senso comum, pelo fato que ele representa o que de mais correto existe sobre esse continente.
III - Os estudos de História da África tomaram vulto após o processo de descolonização, nos anos 1960. Até então muitos consideravam a África uma manifestação estática de povos atrasados e sem história.
IV- Os estudos apontam que a maioria dos africanos ancestrais do povo brasileiro provém da África Ocidental e Centro-Ocidental (PRIORE; VENÂNCIO, 2004). Essa área compreende um território que vai desde o Senegal até Angola.
Pode-se afirmar que estão corretas as assertivas contidas em:
II apenas
I, III e IV apenas
I apenas
III e IV apenas
I e II apenas
A hegemonia do Reino do Mali se estendia por toda a África Ocidental . Analise as afirmativas sobre esse reino:
I - Do ponto de vista militar, controlava um poderoso exército composto por arqueiros, lanceiros e cavaleiros.
II - O antigo Mali foi criado por diversos povos aparentados que viviam na região situada entre o rio Senegal e o rio Níger.
III - Além do povo mandinga, outros povos integravam o Mali, tais como: os soninkés, fulas, dogons, sossos e bozos.
Estão corretas as assertivas contidas em:
I, II e III
II e III apenas
II apenas
I e II apenas
I apenas
A partir de 1880, o continente africano passou a ser alvo de uma nova ofensiva colonialista. A atitude das lideranças africanas em fase do expansionismo europeu não foi uniforme, nem seguiu os mesmos rumos.
I) O reino Bamum (atual República dos Camarões) procurou resistir militarmente as invasões europeias.
II) O reino da Etiópia resistiu com todas suas forças e por longo período as diversas ofensivas colonialistas dos europeus.
III) Em todo esse processo, há que se notar que a religião em nenhum momento foi utilizada como instrumento político.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I apenas
II e III apenas
I e II apenas
II apenas
III apenas
A grandeza egípcia se traduz não só por suas pirâmides e obeliscos. Aponte a alternativa que demonstra outras riquezas de diferente caráter e vinculadas a esse povo.
Astronomia, dentística, culinária, medicina
Astronomia, tarologia, endoscopia, matemática, medicina
Astronomia, física quântica, conjuntura econômica, gastronomia.
Conhecimentos médicos, astronômicos, matemáticos, e o balde de shaduf que ajudava na irrigação.
Conhecimentos astronômicos, fenomenologia, suinocultura, matemática
III e IV
II, III e IV
I, II e III
II e III
I, III e IV
Leia com atenção o texto seguinte:
Não nos engajamos nesta guerra com o objetivo de lucro ou de expansão, mas tão somente levados pelo sentimento de honra e para cumprir nosso dever como defensores dos direitos. Entretanto, desejo ser claro: o que temos, nós o conservamos. Não me tornei Primeiro Ministro de Sua Majestade a fim de proceder à liquidação do império britânico. (CHURCHILL apud LINHARES, Maria Yeda. A luta contra a metrópole (Ásia e África: 1945-1975).São Paulo: Brasiliense, 1983.).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. a descolonização é um processo característico do contexto pós-Segunda Guerra Mundial e só pode ser entendido no contexto que se abre a partir da segunda metade do século XX.
PORQUE
II. foi a partir desse momento que surgiram as condições necessárias e os atores políticos que tornaram possível a independência dos países africanos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Um dos reinos que mais se destacaram na África Ocidental foi a sociedade de Benin. Entre as características desse povo podemos citar:
I – Na pequena aldeia de Nol, no planalto central, encontramos soberbas cabeças de terracota datadas de 500 a. C. e restos de trabalho de ferro. Esse conhecimento da metalurgia continuou a melhorar para levar à fabricação de máscaras de bronze ou latão, verdadeiras obras de arte.
II – A atividade comercial tinha pouca importância nesta sociedade que se isolou completamente e preferiu manter uma estrutura econômica que se opunha ao intercâmbio e permuta.
III – Com mais de 130 habitantes por quilômetro quadrado, o sul da Nigéria era uma das regiões mais populosas da África. A cultura organizada do inhame por 6.500 anos parece ter favorecido essa alta densidade populacional.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
Em Tombuctu existiram quase duzentas escolas que ensinavam as leis do Corão, mas essas eram memorizadas, prevalecendo o princípio da oralidade. Sobre a oralidade, analise as afirmativas abaixo:
I - Até os dias atuais, a maior parte das sociedades africanas subsaarianas dá grande importância à oralidade, ao conhecimento transmitido de geração a geração.
II - Nas sociedades de tradição oral, a palavra tem um valor sagrado, sua origem é divina. A relação entre o homem e a palavra é mais intensa.
III - Os griots ou animadores públicos são vanguardistas e apesar de contarem histórias das gerações anteriores, introduzem novidades vinculadas à imprensa escrita.
Sobre as afirmativas elencadas é possível dizer que estão corretas as assertivas contidas em:
I e II apenas
II apenas
III apenas
I apenas
I e III apenas
A África possui uma história rica, que merece toda nossa atenção. Afinal, é o berço do homem. Analise as afirmativas abaixo sobre a África.
I - Foi nessa região que o Australopithecus africanus evoluiu até a forma Homo sapiens sapiens que deu origem ao homem moderno, que passou do nomadismo à Revolução Agrícola, tornando-se sedentário. Daí ocupou o globo terrestre.
II - Estudar História da África é considerar as imagens de senso comum, pelo fato que ele representa o que de mais correto existe sobre esse continente.
III - Os estudos de História da África tomaram vulto após o processo de descolonização, nos anos 1960. Até então muitos consideravam a África uma manifestação estática de povos atrasados e sem história.
IV- Os estudos apontam que a maioria dos africanos ancestrais do povo brasileiro provém da África Ocidental e Centro-Ocidental (PRIORE; VENÂNCIO, 2004). Essa área compreende um território que vai desde o Senegal até Angola.
Pode-se afirmar que estão corretas as assertivas contidas em:
II apenas
I, III e IV apenas
I apenas
III e IV apenas
I e II apenas
A hegemonia do Reino do Mali se estendia por toda a África Ocidental . Analise as afirmativas sobre esse reino:
I - Do ponto de vista militar, controlava um poderoso exército composto por arqueiros, lanceiros e cavaleiros.
II - O antigo Mali foi criado por diversos povos aparentados que viviam na região situada entre o rio Senegal e o rio Níger.
III - Além do povo mandinga, outros povos integravam o Mali, tais como: os soninkés, fulas, dogons, sossos e bozos.
Estão corretas as assertivas contidas em:
I, II e III
II e III apenas
II apenas
I e II apenas
I apenas
A partir de 1880, o continente africano passou a ser alvo de uma nova ofensiva colonialista. A atitude das lideranças africanas em fase do expansionismo europeu não foi uniforme, nem seguiu os mesmos rumos.
I) O reino Bamum (atual República dos Camarões) procurou resistir militarmente as invasões europeias.
II) O reino da Etiópia resistiu com todas suas forças e por longo período as diversas ofensivas colonialistas dos europeus.
III) Em todo esse processo, há que se notar que a religião em nenhum momento foi utilizada como instrumento político.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I apenas
II e III apenas
I e II apenas
II apenas
III apenas
A grandeza egípcia se traduz não só por suas pirâmides e obeliscos. Aponte a alternativa que demonstra outras riquezas de diferente caráter e vinculadas a esse povo.
Astronomia, dentística, culinária, medicina
Astronomia, tarologia, endoscopia, matemática, medicina
Astronomia, física quântica, conjuntura econômica, gastronomia.
Conhecimentos médicos, astronômicos, matemáticos, e o balde de shaduf que ajudava na irrigação.
Conhecimentos astronômicos, fenomenologia, suinocultura, matemática
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Um dos reinos que mais se destacaram na África Ocidental foi a sociedade de Benin. Entre as características desse povo podemos citar:
I – Na pequena aldeia de Nol, no planalto central, encontramos soberbas cabeças de terracota datadas de 500 a. C. e restos de trabalho de ferro. Esse conhecimento da metalurgia continuou a melhorar para levar à fabricação de máscaras de bronze ou latão, verdadeiras obras de arte.
II – A atividade comercial tinha pouca importância nesta sociedade que se isolou completamente e preferiu manter uma estrutura econômica que se opunha ao intercâmbio e permuta.
III – Com mais de 130 habitantes por quilômetro quadrado, o sul da Nigéria era uma das regiões mais populosas da África. A cultura organizada do inhame por 6.500 anos parece ter favorecido essa alta densidade populacional.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
Em Tombuctu existiram quase duzentas escolas que ensinavam as leis do Corão, mas essas eram memorizadas, prevalecendo o princípio da oralidade. Sobre a oralidade, analise as afirmativas abaixo:
I - Até os dias atuais, a maior parte das sociedades africanas subsaarianas dá grande importância à oralidade, ao conhecimento transmitido de geração a geração.
II - Nas sociedades de tradição oral, a palavra tem um valor sagrado, sua origem é divina. A relação entre o homem e a palavra é mais intensa.
III - Os griots ou animadores públicos são vanguardistas e apesar de contarem histórias das gerações anteriores, introduzem novidades vinculadas à imprensa escrita.
Sobre as afirmativas elencadas é possível dizer que estão corretas as assertivas contidas em:
I e II apenas
II apenas
III apenas
I apenas
I e III apenas
A África possui uma história rica, que merece toda nossa atenção. Afinal, é o berço do homem. Analise as afirmativas abaixo sobre a África.
I - Foi nessa região que o Australopithecus africanus evoluiu até a forma Homo sapiens sapiens que deu origem ao homem moderno, que passou do nomadismo à Revolução Agrícola, tornando-se sedentário. Daí ocupou o globo terrestre.
II - Estudar História da África é considerar as imagens de senso comum, pelo fato que ele representa o que de mais correto existe sobre esse continente.
III - Os estudos de História da África tomaram vulto após o processo de descolonização, nos anos 1960. Até então muitos consideravam a África uma manifestação estática de povos atrasados e sem história.
IV- Os estudos apontam que a maioria dos africanos ancestrais do povo brasileiro provém da África Ocidental e Centro-Ocidental (PRIORE; VENÂNCIO, 2004). Essa área compreende um território que vai desde o Senegal até Angola.
Pode-se afirmar que estão corretas as assertivas contidas em:
II apenas
I, III e IV apenas
I apenas
III e IV apenas
I e II apenas
A hegemonia do Reino do Mali se estendia por toda a África Ocidental . Analise as afirmativas sobre esse reino:
I - Do ponto de vista militar, controlava um poderoso exército composto por arqueiros, lanceiros e cavaleiros.
II - O antigo Mali foi criado por diversos povos aparentados que viviam na região situada entre o rio Senegal e o rio Níger.
III - Além do povo mandinga, outros povos integravam o Mali, tais como: os soninkés, fulas, dogons, sossos e bozos.
Estão corretas as assertivas contidas em:
I, II e III
II e III apenas
II apenas
I e II apenas
I apenas
A partir de 1880, o continente africano passou a ser alvo de uma nova ofensiva colonialista. A atitude das lideranças africanas em fase do expansionismo europeu não foi uniforme, nem seguiu os mesmos rumos.
I) O reino Bamum (atual República dos Camarões) procurou resistir militarmente as invasões europeias.
II) O reino da Etiópia resistiu com todas suas forças e por longo período as diversas ofensivas colonialistas dos europeus.
III) Em todo esse processo, há que se notar que a religião em nenhum momento foi utilizada como instrumento político.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I apenas
II e III apenas
I e II apenas
II apenas
III apenas
A grandeza egípcia se traduz não só por suas pirâmides e obeliscos. Aponte a alternativa que demonstra outras riquezas de diferente caráter e vinculadas a esse povo.
Astronomia, dentística, culinária, medicina
Astronomia, tarologia, endoscopia, matemática, medicina
Astronomia, física quântica, conjuntura econômica, gastronomia.
Conhecimentos médicos, astronômicos, matemáticos, e o balde de shaduf que ajudava na irrigação.
Conhecimentos astronômicos, fenomenologia, suinocultura, matemática
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
Em Tombuctu existiram quase duzentas escolas que ensinavam as leis do Corão, mas essas eram memorizadas, prevalecendo o princípio da oralidade. Sobre a oralidade, analise as afirmativas abaixo:
I - Até os dias atuais, a maior parte das sociedades africanas subsaarianas dá grande importância à oralidade, ao conhecimento transmitido de geração a geração.
II - Nas sociedades de tradição oral, a palavra tem um valor sagrado, sua origem é divina. A relação entre o homem e a palavra é mais intensa.
III - Os griots ou animadores públicos são vanguardistas e apesar de contarem histórias das gerações anteriores, introduzem novidades vinculadas à imprensa escrita.
Sobre as afirmativas elencadas é possível dizer que estão corretas as assertivas contidas em:
I e II apenas
II apenas
III apenas
I apenas
I e III apenas
A África possui uma história rica, que merece toda nossa atenção. Afinal, é o berço do homem. Analise as afirmativas abaixo sobre a África.
I - Foi nessa região que o Australopithecus africanus evoluiu até a forma Homo sapiens sapiens que deu origem ao homem moderno, que passou do nomadismo à Revolução Agrícola, tornando-se sedentário. Daí ocupou o globo terrestre.
II - Estudar História da África é considerar as imagens de senso comum, pelo fato que ele representa o que de mais correto existe sobre esse continente.
III - Os estudos de História da África tomaram vulto após o processo de descolonização, nos anos 1960. Até então muitos consideravam a África uma manifestação estática de povos atrasados e sem história.
IV- Os estudos apontam que a maioria dos africanos ancestrais do povo brasileiro provém da África Ocidental e Centro-Ocidental (PRIORE; VENÂNCIO, 2004). Essa área compreende um território que vai desde o Senegal até Angola.
Pode-se afirmar que estão corretas as assertivas contidas em:
II apenas
I, III e IV apenas
I apenas
III e IV apenas
I e II apenas
A hegemonia do Reino do Mali se estendia por toda a África Ocidental . Analise as afirmativas sobre esse reino:
I - Do ponto de vista militar, controlava um poderoso exército composto por arqueiros, lanceiros e cavaleiros.
II - O antigo Mali foi criado por diversos povos aparentados que viviam na região situada entre o rio Senegal e o rio Níger.
III - Além do povo mandinga, outros povos integravam o Mali, tais como: os soninkés, fulas, dogons, sossos e bozos.
Estão corretas as assertivas contidas em:
I, II e III
II e III apenas
II apenas
I e II apenas
I apenas
A partir de 1880, o continente africano passou a ser alvo de uma nova ofensiva colonialista. A atitude das lideranças africanas em fase do expansionismo europeu não foi uniforme, nem seguiu os mesmos rumos.
I) O reino Bamum (atual República dos Camarões) procurou resistir militarmente as invasões europeias.
II) O reino da Etiópia resistiu com todas suas forças e por longo período as diversas ofensivas colonialistas dos europeus.
III) Em todo esse processo, há que se notar que a religião em nenhum momento foi utilizada como instrumento político.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I apenas
II e III apenas
I e II apenas
II apenas
III apenas
A grandeza egípcia se traduz não só por suas pirâmides e obeliscos. Aponte a alternativa que demonstra outras riquezas de diferente caráter e vinculadas a esse povo.
Astronomia, dentística, culinária, medicina
Astronomia, tarologia, endoscopia, matemática, medicina
Astronomia, física quântica, conjuntura econômica, gastronomia.
Conhecimentos médicos, astronômicos, matemáticos, e o balde de shaduf que ajudava na irrigação.
Conhecimentos astronômicos, fenomenologia, suinocultura, matemática
I e II apenas
II apenas
III apenas
I apenas
I e III apenas
A África possui uma história rica, que merece toda nossa atenção. Afinal, é o berço do homem. Analise as afirmativas abaixo sobre a África.
I - Foi nessa região que o Australopithecus africanus evoluiu até a forma Homo sapiens sapiens que deu origem ao homem moderno, que passou do nomadismo à Revolução Agrícola, tornando-se sedentário. Daí ocupou o globo terrestre.
II - Estudar História da África é considerar as imagens de senso comum, pelo fato que ele representa o que de mais correto existe sobre esse continente.
III - Os estudos de História da África tomaram vulto após o processo de descolonização, nos anos 1960. Até então muitos consideravam a África uma manifestação estática de povos atrasados e sem história.
IV- Os estudos apontam que a maioria dos africanos ancestrais do povo brasileiro provém da África Ocidental e Centro-Ocidental (PRIORE; VENÂNCIO, 2004). Essa área compreende um território que vai desde o Senegal até Angola.
Pode-se afirmar que estão corretas as assertivas contidas em:
II apenas
I, III e IV apenas
I apenas
III e IV apenas
I e II apenas
A hegemonia do Reino do Mali se estendia por toda a África Ocidental . Analise as afirmativas sobre esse reino:
I - Do ponto de vista militar, controlava um poderoso exército composto por arqueiros, lanceiros e cavaleiros.
II - O antigo Mali foi criado por diversos povos aparentados que viviam na região situada entre o rio Senegal e o rio Níger.
III - Além do povo mandinga, outros povos integravam o Mali, tais como: os soninkés, fulas, dogons, sossos e bozos.
Estão corretas as assertivas contidas em:
I, II e III
II e III apenas
II apenas
I e II apenas
I apenas
A partir de 1880, o continente africano passou a ser alvo de uma nova ofensiva colonialista. A atitude das lideranças africanas em fase do expansionismo europeu não foi uniforme, nem seguiu os mesmos rumos.
I) O reino Bamum (atual República dos Camarões) procurou resistir militarmente as invasões europeias.
II) O reino da Etiópia resistiu com todas suas forças e por longo período as diversas ofensivas colonialistas dos europeus.
III) Em todo esse processo, há que se notar que a religião em nenhum momento foi utilizada como instrumento político.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I apenas
II e III apenas
I e II apenas
II apenas
III apenas
A grandeza egípcia se traduz não só por suas pirâmides e obeliscos. Aponte a alternativa que demonstra outras riquezas de diferente caráter e vinculadas a esse povo.
Astronomia, dentística, culinária, medicina
Astronomia, tarologia, endoscopia, matemática, medicina
Astronomia, física quântica, conjuntura econômica, gastronomia.
Conhecimentos médicos, astronômicos, matemáticos, e o balde de shaduf que ajudava na irrigação.
Conhecimentos astronômicos, fenomenologia, suinocultura, matemática
II apenas
I, III e IV apenas
I apenas
III e IV apenas
I e II apenas
A hegemonia do Reino do Mali se estendia por toda a África Ocidental . Analise as afirmativas sobre esse reino:
I - Do ponto de vista militar, controlava um poderoso exército composto por arqueiros, lanceiros e cavaleiros.
II - O antigo Mali foi criado por diversos povos aparentados que viviam na região situada entre o rio Senegal e o rio Níger.
III - Além do povo mandinga, outros povos integravam o Mali, tais como: os soninkés, fulas, dogons, sossos e bozos.
Estão corretas as assertivas contidas em:
I, II e III
II e III apenas
II apenas
I e II apenas
I apenas
A partir de 1880, o continente africano passou a ser alvo de uma nova ofensiva colonialista. A atitude das lideranças africanas em fase do expansionismo europeu não foi uniforme, nem seguiu os mesmos rumos.
I) O reino Bamum (atual República dos Camarões) procurou resistir militarmente as invasões europeias.
II) O reino da Etiópia resistiu com todas suas forças e por longo período as diversas ofensivas colonialistas dos europeus.
III) Em todo esse processo, há que se notar que a religião em nenhum momento foi utilizada como instrumento político.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I apenas
II e III apenas
I e II apenas
II apenas
III apenas
A grandeza egípcia se traduz não só por suas pirâmides e obeliscos. Aponte a alternativa que demonstra outras riquezas de diferente caráter e vinculadas a esse povo.
Astronomia, dentística, culinária, medicina
Astronomia, tarologia, endoscopia, matemática, medicina
Astronomia, física quântica, conjuntura econômica, gastronomia.
Conhecimentos médicos, astronômicos, matemáticos, e o balde de shaduf que ajudava na irrigação.
Conhecimentos astronômicos, fenomenologia, suinocultura, matemática
I, II e III
II e III apenas
II apenas
I e II apenas
I apenas
A partir de 1880, o continente africano passou a ser alvo de uma nova ofensiva colonialista. A atitude das lideranças africanas em fase do expansionismo europeu não foi uniforme, nem seguiu os mesmos rumos.
I) O reino Bamum (atual República dos Camarões) procurou resistir militarmente as invasões europeias.
II) O reino da Etiópia resistiu com todas suas forças e por longo período as diversas ofensivas colonialistas dos europeus.
III) Em todo esse processo, há que se notar que a religião em nenhum momento foi utilizada como instrumento político.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I apenas
II e III apenas
I e II apenas
II apenas
III apenas
A grandeza egípcia se traduz não só por suas pirâmides e obeliscos. Aponte a alternativa que demonstra outras riquezas de diferente caráter e vinculadas a esse povo.
Astronomia, dentística, culinária, medicina
Astronomia, tarologia, endoscopia, matemática, medicina
Astronomia, física quântica, conjuntura econômica, gastronomia.
Conhecimentos médicos, astronômicos, matemáticos, e o balde de shaduf que ajudava na irrigação.
Conhecimentos astronômicos, fenomenologia, suinocultura, matemática
I apenas
II e III apenas
I e II apenas
II apenas
III apenas
A grandeza egípcia se traduz não só por suas pirâmides e obeliscos. Aponte a alternativa que demonstra outras riquezas de diferente caráter e vinculadas a esse povo.
Astronomia, dentística, culinária, medicina
Astronomia, tarologia, endoscopia, matemática, medicina
Astronomia, física quântica, conjuntura econômica, gastronomia.
Conhecimentos médicos, astronômicos, matemáticos, e o balde de shaduf que ajudava na irrigação.
Conhecimentos astronômicos, fenomenologia, suinocultura, matemática
Astronomia, dentística, culinária, medicina
Astronomia, tarologia, endoscopia, matemática, medicina
Astronomia, física quântica, conjuntura econômica, gastronomia.
Conhecimentos médicos, astronômicos, matemáticos, e o balde de shaduf que ajudava na irrigação.
Conhecimentos astronômicos, fenomenologia, suinocultura, matemática